sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Body of lies / O corpo da mentira - CINEMA

O tema deste filme não podia ser mais actual, é só ligar a televisão para ver alguma da realidade em que se baseia esta ficção. Posso mesmo dizer que o filme ajuda a compreender alguns aspectos do que se passa neste momento no Médio Oriente.

Roger Ferris (Leo di Caprio) é um operacional de campo da CIA, que é contratado para descobrir o paradeiro de um terrorista, na Jordânia, tendo para tal a ajuda de um veterano do CIA, Ed Hoffman (Russel Crowe). Ferris tenta infiltrar-se, e para isso, necessita da ajuda do chefe de informações na Jordânia.

Num jogo de partilha, ou não, de informações altamente secretas e de fidelidade, entra-se numa teia de conspirações, envolta numa rede de alta tecnologia, de violência e terror, onde muitas vezes não se sabe quem é o verdadeiro terrorista.


Conseguimos, neste filme, ter uma noção, na prespectiva dos terroristas, de como pode ser visto um atentado, onde morrem por vezes milhares de pessoas, numa sede de poder, disfarçada de guerra religiosa.

A procura de vingança e de poder não tem limites e parte dela só terá fim quando, como diz o personagem de Di Caprio, não houver mais petróleo.


A realização a cabo de Ridley Scott, que já nos mostrou como é ser um expert nestes cenários de acção e guerra, muitíssimo bem filmado, levando o filme, a um realismo impressionante!


A destacar a representação de um Leonardo Di Caprio estonteante, a mostrar (como já disse anteriormente) que os tempos de herói romântico já lá vão, e que depois da não nomeação (imperdoável) para os Óscares em Titanic, da nomeação, mas falta de vitória em "O Aviador", e agora, a quase certa nomeção em "Revolutionary Road", já é tempo da academia se lembrar dele! Por último, Russel Crowe, extremamente bem caracterizado e num papel como também já nos habituou, brilhante!


Não podemos dizer, no entanto, que é um filme extraordinário, porque mesmo sendo um thriller de espionagem, tem uma história paralela de romance, que serve de desculpa para o desenrolar da trama, na minha opinião, muito mal pensado e metido ali a saca-rolhas.


No entanto, é um filme que nos agarra de princípio ao fim, com muita acção (mas da boa), efeitos visuais à altura e sonoros também. É portanto uma boa sugestão de tarde bem passada no cinema!



2 comentários:

  1. Boas.

    Conheço agora este espaço e dou os meus parabéns, desde já.

    Quanto ao Corpo da Mentira, considero um thriller razoável, nada mais, que utiliza um tema actual e tem uma equipa de peso por trás: Crowe, DiCaprio e Scott. No entanto, com tal equipa envolvida, esperava mais.

    Cumprimentos e garanto futuras visitas.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Agradeço a sua participação neste espaço que é de todos e fico a aguardar futuros comentários que retribuirei com gosto.

    Vou colocar aqui o link do seu blog para que o possam visitar também.

    Cumprimentos e bom ano.

    ResponderEliminar

Deixe-nos o seu comentário, sugestão ou simplesmente deixe-nos o que quiser! Mas não se esqueça, sempre em espírito zen!