sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

O Circo dos Animais

há algum tempo que ando para escrever esta mensagem, e esperei chegar mais uma vez esta época de Natal e de festas para que com ela também chegasse a época do CIRCO!

Quero começar por dizer que ADORO O CIRCO! Digo-o alto para que não se façam aqui quaisquer tipo de confusões, para que se entenda, antes de mais, que sou amante desta arte e que pertence ao meu imaginário de infância, porque quando era miúda ia sempre com a minha mãe e irmã e já na altura adoráva!

Não sou nenhuma fundamentalista e costumo mesmo dizer que o meu único fundamentalismo é ser anti-fundamentalista, e isto, para vos dizer que mesmo tendo cada um de nós o seu lugar reservado nesta roda da vida e nesta pirâmide alimentar, nesta lista de precedências que a natureza criou para nós, os Animais têm de ser respeitados! Não me parece, de todo, que o circo seja o lugar deles e de todas as vezes que penso em ir ao circo, mudo de ideias, porque não consigo ver tamanha falta de respeito, tamanha falta, não de humanidade, mas de "animalidade", já que estes fazem conjunto connosco neste mundo de animais.

Parece-me que pertencemos a um século bastante longínquo onde pessoas e animais faziam brilharete como aberrações num qualquer circo da cidade, para simples divertimento de todos. Leva-me a lembrar o Coliseu Romano que visitei à tão pouco tempo, onde humanos eram derrotados por animais, perdendo a vida na arena, por simples entretenimento, não esquecendo que este foi construído no ano 80 d.c., há portanto quase 2000 anos. Que vergonha!

Não conseguimos evoluir mais do que isto! Que vergonha!
Não penso que os animais gostem, ou sejam felizes (mesmo que dentro do seu conceito instintivo), destes ambientes de aplausos, luzes, chicoteados, a fazerem acrobacias, chicoteados, a dançarem imitando humanos, chicoteados, sem liberdade, sem família, sem terra, vivendo em cubículos, chicoteados, sem caçarem, sem correrem, sem serem felizes e sendo sempre chicoteados!

O circo é magnífico, tem palhaços, tem malabaristas, tem contorcionistas, tem gente que voa como pássaros mas que pôde escolher ali estar e que escolheram fazer daquilo a sua fantástica profissão! Não precisam dos animais!!! Eles são bonitos assim como são no seu ambiente natural, alguns são cada vez mais raros, dignos de serem vistos e preservados, e isso já é suficientemente admirável!

Sonho com um circo sem animais, onde se possa ir sem quaisquer constrangimentos e poder visitar os animais no Zoo, onde podem ser tratados e preservados e acima de tudo na sua terra, não me importando para isso, de os ver só na televisão.

Agora, em tom de conselho, deixo-vos a sugestão de levarem os vossos filhos ao Teatro para ver a peça: "Perguntem aos vossos gatos e aos vossos cães". O Teatro infantil do chiado leva esta peça a cena no Auditório Carlos Paredes em Benfica e acho que é uma boa alternativa, para os vossos filhos experimentarem a sensação de como seria viver num mundo em que fossemos nós humanos os domesticados. Uma troca de posições que vai ensinar os pequenos reflectir e aos grandes também!

(A foto em cima foi tirada na minha última visita ao circo, com um nome que prefiro não divulgar, por serem todos com animais, não queria despriveligiar ninguém, mas que, como vêem na foto exibia tigres brancos, que são como sabem neste momento animais em vias de extinção.)



2 comentários:

  1. Antónia e Fernando,concordo inteiramente com o escreveram. Também fui ao circo como sabem, com os pequenitos, e além dessa hitória dos animais, que também não acho muita piada, quando mais se torna necessário dizer que vivemos no ano 2009 e não é preciso ir ao circo para ver animais menos comuns, falo do Circo Chen, que apresentou uns bichos com grandes cornos e um bufalo...como se isso fosse alguma coisa por demais..."vejam agora um bufalo"...tristeza...Jardim zoológico hello! diz -vos alguma coisa pensei eu...Mais, os próprios numeros também não me convenceram muito. Fiquei muito desiludido...A gota de água foi além dessa cena dos animais, claro...o atestado de incompetencia que nos tentam passar com um truque onde uma senhora danca com uns arcos à volta da cintura enquanto o apresentador gita "vejam o simbolo dos jogos Olimpicos" quando a bailarina mostar 4 arcos seguidos....tristeza....algém explica ao sr. sff que quando muito aquilo seria o simbolo da AUDI?!? foi engraçado que o circo depois passou na TV e o apresentador não fez a graçola...acho que seria passar um atestado de incompetencia a ele próprio, seria aquilo do feitiço contra o feiticeiro...mas enfim.
    Depois por último aparecem uns palhaços pobres, muito pobres a fazerem um n.º fraquinho e com piadas politicas para as crianças baterem palmas?!?! porra...
    Será que estou velho e o circo perdeu o encanto...

    Não escrevo só comentários de descarnio e mal dizer, mas esta do circo....
    felizmente ofereceram-me os bilhetes,mas mesmo assim...bolas...


    É verdade, a saída das pessoas no final...? outra episódio engraçado...muito engraçado...

    desculpem o erros, mas já é tarde.

    Abraços

    ResponderEliminar
  2. Tiago,
    Obrigado pelo teu comentário e devo dizer que para além da razão que me levou a escrever este texto, que é sem dúvida a causa dos animais, também acho que tens razão, relativamente á qualidade dos espetáculos. Tenho ouvido dizer que a qualidade tem sido cada vez pior nos circos nacionais, e parece-me que a segurança também, a nível de montagem da tenda e bancadas. Para além disso, coninuo, como disse, a adorar o circo, que como sabemos, ao contrário de Portugal, lá fora tem evoluído bastante em termos de números e não só. Só lamento que mesmo os grandes circos como o de Monte Carlo continuem a incluir animais nos seus numeros.
    Bjs

    ResponderEliminar

Deixe-nos o seu comentário, sugestão ou simplesmente deixe-nos o que quiser! Mas não se esqueça, sempre em espírito zen!