sábado, 5 de janeiro de 2008

Alberto Gordillo


Alberto Gordillo faz jóias há 51 anos. Nasceu em Moura em 1943. Escultor e joalheiro. Começou com 12 anos a aprender ourivesaria na oficina de um tio, tendo iniciado uma ourivesaria de características extravagantes para a época, utilizando novos materiais, distânciando-se assim da joalharia tradicional.

Datam do final dos anos 50 as primeiras jóias modernas, sendo a primeira uns botões de punho que executou com apenas 12 anos. É o pioneiro da JOALHARIA MODERNA PORTUGUESA. Executou desde 1965, protótipos de joias de sua autoria para fábricas de ourivesaria de onde foram reproduzidas milhares de peças.
Idealizou e executou algumas das mais notáveis jóias de alta joalharia, destacando-se o famoso `Colar Teia´com 300 gramas de platina e 150 brilhantes, exibido na Bolsa de diamantes de Londres e exposto em Portugal, no Museu do Trage por altura de Lisboa Capital Europeia da Cultura.

Em 1974, fundou a Galeria Tempo em Lisboa e no mesmo ano é apresentada a exposição retrospectiva das suas joias. Realizou a primeira exposição de joalharia em Janeiro de 1963 e a primeira de escultura em 1971.

Em 2001 é apresentada a sua exposição documental/bibliográfica com cerca de 1000 publicações (jornais, revistas catálogos e livros), na Galeria Municipal de Arte da cidade de Moura, sua terra natal.

Realizou mais de 70 exposições individuais e participou em cerca de 300 colectivas no país e no estrangeiro, com obras de escultura e joalharia em museus, galerias de arte , casas de cultura, centros culturais, salões de arte moderna, palácios, castelos, conventos, igrejas, câmaras municipais, escolas secundárias e politécnicas, universidades, bibliotecas, embaixadas, teatros e jardins; em bienais nacionais e internacionais; em simpósios internacionais de jóias; em exposições históricas sobre moda e em competições internacionais de moda.
Para assinalar os 40 anos de exposições realizou em Lisboa um desfile de jóias de vanguarda dos anos 60, uma exposição conjunta de escultura e joalharia e duas exposições simultâneas, uma de escultura e outra de joalharia.

Está em fase de construção o Museu Alberto Gordillo, na cidade de Moura, dedicado á sua obra. O Museu terá um núcleo incial de 207 peças, entre as quais 12 esculturas em bronze e 67 colares, entre outras peças. Será também local para a realização de exposições e oficinas de joalharia.

Aqui ficam alguns prémios e publicações em que é mencionado:

Prémio Nacional de Joalharia
Prémio de Arte do Instituto Espanhol
Prémio Rafael Bordalo Pinheiro
Troféu de arte do circulo Luso-Espanhol
Medalha de Prata do VIII Salão de Arte Moderna
Medalha de Prata do XV Salão Primavera
Meção Honrosa do I Salão de Arte de Leiria
Prémio MAC de Joalharia
Prémio Personalidade das Artes/Carreira, C. M. Moura
Prémio MAC Carreira
Prémio MAC de Escultura e Joalharia

Portuguese 20th Century Artistists
Dicionário de Pintores e escultores Portugueses de Fernando Pamplona, Civilização Editores
Grandes Museus de Portugal, Jorge Coelho, Editorial Presença
História da Arte Portuguesa, 3º volume, Paulo Pereira

Ditionnaire International du Bijou, Marguerite de Cerval, Edições Regardo, Paris
Lisboa arte Contemporânea 1996-1997, produção C. M. Lisboa
Museu do Design, capítulo `Percursos do Design em Portugal, Museu do Design, CCB, Lisboa
A Moda no Século 1900-2000, produção Museu Nacional do Traje
Everyday Vida Material, edição Centro Português do Design

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe-nos o seu comentário, sugestão ou simplesmente deixe-nos o que quiser! Mas não se esqueça, sempre em espírito zen!