quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Temos Barcelona no Coração!


Por mais que quiséssemos não iríamos conseguir dizer tudo sobre Barcelona, porque esta, não é uma cidade é um mundo!

Não temos viajado muito pela Europa, eu particularmente, só conheço Portugal e Espanha, ele conhece muito mais deste continente porque nele fez uma tornee.
Juntos visitámos Madrid, que irá estar para sempre nos nossos corações, por ter sido a cidade onde começámos o nosso Amor. Voltámos a esta cidade várias vezes, três delas para ficar, visitar e estar com amigos, as outras apenas de passagem (horas e horas no aeroporto de Barajas), para fazer voos de ligação para América Central e do Sul.
Visitámos então Barcelona, uma das cidades que mais ansiava conhecer na Europa, (... por onde ele ainda não tinha passado), principalmente pela sua modernidade e oferta artística.
Pela importância que teve para nós, não podemos falar nela de outra forma, senão juntos!

Barcelona é uma cidade fantástica!
Escolhemos que começasse por mim, porque o que mais me marcou foi o local onde começou e acabou a nossa viagem (como para quase todos) e pela sua importância para esta cidade, falo de algo que vos garanto, jamais sairá da minha cabeça e do qual ainda tenho flashs: o Templo Expiatóri de la Sagrada Família, a obra da vida de Antonio Gaudí.
Simplesmente Magnífico!
Passávamos (literalmente) horas a olhar para ela. Via-mo-la em todas as perspectivas que conseguíamos, de dia, de noite, e parecia que a cada uma das vezes encontrávamos algo diferente, algo que parecia não estar lá antes. Esta é uma obra extraordinária, que nunca irei conseguir descrever em simples palavras, porque é urgente visitá-la e não basta uma única vez, tem de se voltar, tem mesmo de se vê-la mudar. É com certeza uma das obras de arquitectura mais mutáveis de sempre, senão a mais.
Está a ser construída desde 1882 e calcula-se que ainda faltem mais 30 anos. Pela sua construção e planeamento passaram milhares de pessoas, vários engenheiros e arquitectos entre os quais o mais importante e decisivo de todos eles, que sacrificou e dedicou sua vida a este projecto, Gaudí.
Esta cidade que cresceu em torno da obra de Gaudí, dos seus registos arquitectónicos que se podem ver em toda a cidade, é por isso o símbolo da modernidade e serve de inspiração a muitos que seguem o trilho do design.
Por merecer maior destaque e pormenor, voltaremos em outra mensagem, apenas dedicada há história da Sagrada Família.

Barcelona é realmente diferente. Tudo se destaca pela positiva, não encontrei qualquer tipo de defeito seja na cidade seja nos seus habitantes. Sempre disse que nem que me saísse o euromilhões compraria casa fora de Portugal, mas eis-me em Barcelona a imaginar como seria ter ali um refugio artístico. Pela primeira vez na vida tive contacto com o direito à Arte, quando estamos em Barcelona temos o direito de respirar essa arte que nos envolve desde o momento em que chegamos e temos o dever de evoluir com ela.
Esta cidade é um exemplo de como se pode crescer sem destruir ou sequer desrespeitar o legado arquitectónico e artístico de quem ali primeiro viveu.
É verdade que fiquei com pouco de inveja das ideias de promoção turística que eles tiveram, a maior parte delas aplicar-se-iam de forma perfeita a Lisboa, que tem muito mais para oferecer a quem nos visita, (bom... em todo o caso já estivemos pior!).
Enfim, Barcelona tem tudo, uma cidade cosmopolita que sabe, respeita e se orgulha da sua história e que nos recebe com a firmeza de quem tem algo para mostrar.

Não podemos deixar de fazer referência a alguns dos edifícios, zonas e monumentos de paragem obrigatória: Park Guel de Gaudí, um dos locais que mais apreciámos pela sua arquitectura e utilização de azulejo que se tornou também um cartão de visita da cidade, seu ambiente bucólico, que provoca um bem estar indescritível e uma vista fabulosa da cidade; La Pedrera também de Gaudí; Casa Batló; Bairro Gótico e a sua Catedral que é um excelente exemplo dessa vertente; Porto Olímpico; Palácio de Montjuic, onde se situa o Museu Nacional de Arte da Catalunha; Las Ramblas, conhecidas pelo Mercado e pela venda de animais exóticos. Para terminar, nada melhor do que um mergulho, numa das praias da cidade, banhadas pelo Mar Mediterrâneo, com uma temperatura bastante agradável.

Saímos de Barcelona com a sensação de que ali também é a nossa casa.
Por isto, temos a certeza de lá voltar!
DICAS para comer em Barcelona:
restaurante La Pizza del Born - onde se come pizzas fantásticas, recomendamos a de cogumelos e a queijo (mas têm muitas outras). Pequeno, mas bastante acolhedor, com algumas mesas altas e uma decoraçãodentro do estilo do bairro de Born (só vendo).
Localização: perto da Igreja de Stª. Maria del Mar e do Museu Picasso
Como lá chegar: Metro - L4 Jaumet ou La Barceloneta
Morada: Passeig del Born, 22



Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe-nos o seu comentário, sugestão ou simplesmente deixe-nos o que quiser! Mas não se esqueça, sempre em espírito zen!