quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Nome de Código: Cloverfield


O que é Cloverfield?!!! Essa deve ser a pergunta que mais vezes foi feita nos últimos tempos. Não há site de cinema que se preze, nem revista que não tenha feito essa pergunta. Basta teclar este nome no You Tube para se descobrir uma infinidade de disparates e especulações à volta do monstro e sobre este filme. Confesso que eu própria, antes da estreia pouco ou nada consegui descobrir a não ser que é um monstro, em Manhatan a destruir tudo e que é tudo filmado com uma handy-cam. Tinha algumas reticências em relação ao filme e como estava incerido mais ou menos no género terror, pensei que era um daqueles filmes para adolescentes norte-americanos, mas enganei-me, não é só isso.

A melhor maneira de descrever Cloverfield é não o descrever! Não vos quero estragar a surpresa que neste caso é fundamental. Só vos digo que tudo o que sabia estava correcto mas, preparem-se, há mais. A sensação que tive foi de entrar numa montanha russa, ou dentro de um shaker. Do principio ao fim do filme somos pura e simplesmente abanados, surpreendidos, com uma acção de cortar a respiração, num realismo de rigor absoluto, em que tudo parece estar absolutamente perfeito, em que acção nos provoca a constante sensação de pânico! Os efeitos visuais estão na minha opinião perfeitos, a tecnologia ajuda a manter o realismo, sem nunca quase nos lembrar-mos de estar no cinema. Este é um filme que é imperativo ser visto numa sala de cinema, pelo risco de se perder metade do impacto para o qual os autores tanto trabalharam. Sabemos das comparações com `The Blair Wich Project´ (que foi um dos filmes que mais medo me fez), mas a única possível é na filmagem (handy-cam), todo o resto é radicalmente diferente, tendo este superado bastante no realismo que se quer dar com esta forma de filmagem.

Apenas vos digo que não interessa saber o que é Cloverfield, que tipo de monstro lá está, mas sim, ter a experiência de vê-lo. É completamente diferente e com isso vai gerar opiniões divergentes, por isso, não percam! Para já, aqui fica a nossa: excelente!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe-nos o seu comentário, sugestão ou simplesmente deixe-nos o que quiser! Mas não se esqueça, sempre em espírito zen!