sábado, 5 de janeiro de 2008

Para ler, ver e rever!


Arte é a nossa grande paixão! Em todas as suas formas.
Eu, sou particularmente apaixonada pelas Artes Plásticas e por isso vou tentar pôr-vos a par de algumas coisas que se vão passando por cá.

Como este blog começou mesmo no fim de 2007, sei que não posso resumir um ano inteiro de exposições e não só. Resolvi então escolher duas exposições.

Uma começou em 2007, mas, felizmente é permanente e por isso os que ainda não viram ainda vão ter muitas oportunidades de ver e os que já viram, repetir.
Visitar o Museu Colecção Berardo, é em Portugal, uma verdadeira oportunidade de ver ao vivo e a cores algumas das obras e trabalhos de alguns dos maiores génios de sempre da pintura, escultura, etc. Uma colecção composta por 862 obras e mais de 70 correntes artísticas como: Surrealismo, Pop Art, Arte Abstrata, Minimalismo, Conceptualismo, etc. Artistas como: Picasso, Marcel Duchamp, Paula Rego, Pomar, Andy worhol, etc. Poder `respirar o mesmo ar´que estas obras, ver a textura, imaginar como foi pintado, estar simplesmente alí, ao lado delas, olhar para elas o tempo que quiser, é sempre para mim uma experiência fascinante. É sem dúvida uma grande mais valia para o nosso país e para todos nós, que não deveríamos desperdiçar!

A segunda, foi um fenómeno! A exposição de Amadeu de Souza Cardoso, `Diálogos de Vanguarda´, na Fundação Calouste Gulbenkian. A afluência de público foi (como sabem) absolutamente extraordinária, aventurando-se alguns funcionários a trabalhar no último fim-de-semana, ininterruptamente, para permitir que mesmo de madrugada esta exposição fosse vista (corajosos!), e público que aguardava sem descançar nas filas, de pé durante mais de 3hrs (uns deles fomos nós). Mas valeu a pena, uma exposição muito completa que fazia uma incurção sobre o trabalho deste artista que não só contemporâneo mas que partilhou exposições com grandes nomes da pintura mundial.

Numa pequena nota, quero apenas dizer-vos que para mim, (pelo muito que foi dito acerca da minha segunda referência), seja qual a for a razão que leve alguém a uma exposição, essa pessoa não deve ser menosprezada porque sabemos que a arte educa sozinha!


Museu Colecção Berardo

Aberto todos os dias

das 10h00 ás 19h00

6ª F das 10h00 ás 22h00

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe-nos o seu comentário, sugestão ou simplesmente deixe-nos o que quiser! Mas não se esqueça, sempre em espírito zen!